O Sindicato dos Pilotos de Linha Aérea de Angola (SPLA) cancelou a convocatória de greve marcada para esta quinta-feira, 15 de junho, em função do entendimento negocial com o Conselho de Administração da TAAG – Linhas Aéreas de Angola.
Segundo um comunicado de imprensa da TAAG e de uma nota do SPLA, divulgada pela agência noticiosa ‘Angop’, o acordo entre as partes foi assinado no final da tarde desta quarta-feira, dia 14 de junho.
De acordo com o documento do SPLA, foram satisfeitos os requisitos da maioria da Assembleia-Geral para a qual foram mandatados. Na nota, o sindicato agradece todo o esforço feito pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, e pela Administração da TAAG em unir as duas partes.
Desde sexta-feira última, as duas entidades negociavam uma plataforma que satisfizesse ambas as partes e evitasse a paralisação (LINK notícia relacionada).
No seu caderno reivindicativo os pilotos apontam a razão de ser e os fundamentos que levaram a marcação da greve ao facto de, na atualidade, continuarem a sentir um degradamento galopante e substancial das suas condições económico-financeiras, sociais e profissionais.
Em função do entendimento negocial, a companhia angolana de bandeira informou que está assegurado o normal cumprimento das suas operações aéreas.