Air France-KLM paga empréstimo e concentra atenções na TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Grupo Air France-KLM reembolsou integralmente os restantes 2,5 mil milhões de euros do seu empréstimo bancário inicial de quatro mil milhões de euros garantido pelo Estado francês, concedido durante a crise provocada pela pandemia de covid-19, anunciou nesta quinta-feira, dia 16 de março, o grupo aéreo europeu.

A Air France-KLM registou no ano passado uma forte recuperação das suas receitas, um melhor resultado operacional e um rendimento líquido positivo, resultando numa forte posição de caixa de 10,6 mil milhões de euros até ao final de 2022.

Dado este contexto, a Air France-KLM chegou agora a um acordo com o Estado francês e o sindicato constituído pelos nove bancos participantes no ‘PGE’ para proceder ao reembolso total dos 2,5 mil milhões de euros pendentes, tal como anunciado durante a apresentação dos resultados da Air France de 2022, a 17 de fevereiro passado. Para o efeito, o grupo utilizou as receitas de 1,0 mil milhões de euros da Obrigação Indexada à Sustentabilidade e 1,5 mil milhões de euros do seu dinheiro disponível.

Este reembolso total contribuirá para suavizar o perfil da dívida do Grupo Air France-KLM, reduzir os custos financeiros e limitar a exposição residual a taxas flutuantes, e marca um passo final para o reembolso total das atuais medidas de apoio à liquidez do Estado francês.

A imprensa europeia, especializada em questões económico-financeiras e relacionada com a aviação comercial, refere nesta quarta-feira, logo que foi conhecido o saneamento financeiro do Grupo Air France-KLM, que este concentrará agora a sua atenção, na privatização da companhia aérea portuguesa TAP, hoje controlada totalmente pelo Estado Português, que já anunciou a intenção de privatizar a maioria do capital da empresa.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...