Airbus apresenta A330-900neo em Lisboa no dia 19 de junho – Cerimónia decorre em hangar da TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

IFA Training Cabin Crew Course


 

O A330neo, o mais recente avião de longo curso da Airbus, iniciou nesta segunda-feira, dia 18 de junho, um roteiro mundial, por cinco continentes, no qual mostrará até ao próximo dia 7 de julho, a sua prontidão operacional a diversas companhias aéreas.

Trata-se da fase final de testes do novo modelo da família widebody da construtora aeronáutica europeia, um aparelho que surge com base na estrutura dos A330 e que incorpora as mais modernas tecnologias, entretanto já aperfeiçoadas, que entraram na concepção de outros modelos de gama superior da Airbus, nomeadamente os A350 e os A380.

A etapa final destes testes está a ser feita com o primeiro avião totalmente montado com cabina de passageiros, a nova ‘Airspace by Airbus’, que será também testada nestes voos, e que é o primeiro com as cores da TAP Air Portugal, companhia lançadora do A330-900neo. Ostenta a matrícula de transição F-WWKM e quando registado em Portugal receberá a matrícula CS-TUA.

Para este roteiro de apresentação, que servirá também para a certificação da cabina de passageiros e dos aeroportos que passarão a receber o novo avião, o primeiro A330-900neo da companhia portuguesa sobrevoou nesta segunda-feira, dia 18 de junho, as instalações da Airbus na Europa. Saiu de Toulouse, em França, e passou sobre a linha de montagem de Hamburgo, no norte da Alemanha, e a fábrica de aviões militares do grupo em Sevilha, Espanha, antes de regressar a Toulouse.




Na terça-feira, dia 19 de junho, o avião que será entregue à TAP no final do Verão, partirá de Toulouse pelas 15h05 UTC com destino a Lisboa, onde será a estrela da apresentação oficial prevista para o fim da tarde, num dos hangares da companhia aérea, no Aeroporto Humberto Delgado, na capital portuguesa. A apresentação contará com a presença de jornalistas e de diversos convidados da Airbus e da TAP. Trata-se da primeira apresentação oficial do novo avião da Airbus, do qual existem dois modelos protótipos a fazer testes desde o início do ano, que serão acompanhados pelo da TAP, para certificação da cabina de passageiros, sistema de ar condicionado e de serviço a bordo, bem como de familiarização com as empresas de handling que processarão as escalas nos aeroportos onde, numa primeira fase, o avião será utilizado com mais frequência.

Na quarta-feira, dia 20 de junho, o avião descolará em direção ao Aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão levando a bordo pilotos e engenheiros de teste da Airbus e pilotos da TAP Air Portugal que operarão as primeiras viagens comerciais da nova aeronave e que já estão certificados na nova aeronave. O comandante Luís Esteves, Diretor de Operações de Voo (DOV) da TAP é um dos pilotos que seguirá viagem num desses voos programados pela Airbus e que regressará com o avião a Toulouse, no dia 25 de junho, após chegada de Miami, na Florida (EUA), depois de passagens por São Paulo/Guarulhos e alguns aeroportos do Nordeste Brasileiro.

Como etapa final da fase de certificação de aeronaves, esses testes de função e confiabilidade, também conhecidos como testes de rotas, incluirão missões ETOPS (Extended-range Twin-engine Operational Performance Standards), aterrando em aeroportos alternativos e testando serviços de assistência nos aeroportos.

No total o novo Airbus A330-900neo da TAP escalará 15 aeroportos principais em cinco continentes, neste primeiro périplo, anunciado pela Airbus nesta segunda-feira, dia 18 de junho. O objetivo é atingir 150 horas de teste em três circuitos.

Lançada em julho de 2014, a Família A330neo é a nova geração do A330, composta por duas versões: o A330-800 e o A330-900, que compartilham 99% de comunalidade entre modelos. Baseia-se na comprovada economia, versatilidade e confiabilidade da família A330, reduzindo o consumo de combustível em cerca de 25% por assento em comparação aos concorrentes da geração anterior e aumentando o alcance em até 1.500 milhas em comparação à maioria dos A330 em operação. O A330neo é equipado com os motores Trent 7000 de última geração da Rolls-Royce e apresenta uma nova asa com maior alcance e novos sharklets inspirados no A350 XWB. A cabina oferece o conforto das novas comodidades Airspace.




Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...