A ANA Aeroportos de Portugal volta a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2019), que se realiza de 13 a 17 de março, na capital portuguesa, destacando o impacto da atividade dos aeroportos para o setor do Turismo. Estima-se que 95 por cento dos turistas que visitam Portugal cheguem de avião. “Com uma exponencial subida de passageiros nos últimos anos, os aeroportos portugueses assumiram-se como um dos fatores chave para o desenvolvimento do turismo nacional”, assegura a ANA em comunicado de imprensa.
Em 2018 registou-se o maior número de sempre de passageiros nos aeroportos ANA, com o número a chegar aos 55 milhões, o que resulta de um crescimento de 6,8% face a 2017. A maior subida em valor foi no Aeroporto de Lisboa que fixou o novo recorde nos 29 milhões de passageiros. Por sua vez, o Aeroporto do Porto registou a mais elevada taxa de crescimento do tráfego anual no país (10,7% para 11,9 milhões de passageiros).
Para reforçar a importância no panorama turístico nacional, a ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports tem vindo a investir continuamente na rede aeroportuária por forma a manter e melhorar a qualidade da oferta e de serviço aos passageiros e às companhias aéreas.
Consequentemente, os aeroportos portugueses têm vindo a ser reconhecidos internacionalmente, como voltou a acontecer com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, de novo distinguido como um dos melhores da Europa em 2018, na sua categoria (5 a 15 milhões de passageiros), pelo ACI – Airports Council International. Um prémio de referência, uma vez que resulta da avaliação feita pelos próprios passageiros.
Para promover a qualidade da rede aeroportuária nacional, bem como o trabalho desenvolvido na promoção de tráfego aéreo e serviços aos passageiros dos 10 aeroportos portugueses, junto de profissionais e de particulares, a ANA apresenta-se na BTL 2019 com um espaço próprio, além de outras parcerias, nomeadamente com a APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens.