A empresa brasileira de aviação executiva CB Air, com sede no Aeroporto de Sorocaba, o mais movimentado do interior do Estado de São Paulo, comprou a ‘Global Aviation’, com sede em Congonhas (também no Estado de São Paulo) por 38 milhões de reais (cerca de 11,9 milhões de dólares) mais as dívidas.
A imprensa brasileira desta semana refere que o valor das dívidas ainda está sendo apurado, mas tudo aponta para que atinja os 70 milhões de reais.
A CB Air é controlada pelo empresário Michael Klein, filho do fundador das ‘Casas Bahia’, uma das marcas mais importantes do negócio de distribuição no Brasil. Com esta aquisição a empresa passa a controlar as seguintes empresas relacionadas com o segmento da aviação geral e executiva: Global Taxi Aéreo, Pássaro Azul, Reali Táxi Aéreo e SSR Assessoria e Prestação de Serviços. No total passa a ter uma frota de 32 aeronaves, entre jatos e helicópteros, mais 12 do que antes deste compra.
O negócio está ainda sujeito a autorização as entidades reguladoras, nomeadamente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE).