Cimeira da Aviação Árabe abre em Ras Al Khaimah com foco na sustentabilidade

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Cimeira da Aviação Árabe (‘Arab Aviation Summit’), que entra este ano na sua décima edição, é inaugurada nesta terça-feira, dia 14 de março, e decorrerá durante três dias no Emirado de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos.

Os principais intervenientes da indústria, nomeadamente companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e equipamentos aeronáuticos, estações de manutenção técnica de aeronaves, escolas de aviação e reguladores do setor, com destaque para diversas entidades do mundo árabe, estarão presentes, para abordar algumas das principais oportunidades e desafios que se colocam hoje à aviação mundial. No total as inscrições chegam a 900 entidades, empresários e especialistas, que deverão seguir durante três dias (até 16 de março), as dezenas de painéis programados, em que estão incluídos alguns portugueses e brasileiros.

O enfoque do certame neste ano está na sustentabilidade e nas ações práticas que a indústria deve promover e prosseguir para reduzir a sua pegada ambiental a fim de cumprir os seus compromissos para atingir o desejável nível zero em carbono.

O português Frederico Fernandes (imagem de abertura), fundador do ‘Newsavia’ e desde há sete anos a trabalhar nos Emirados Árabes Unidos no sector da aviação, com responsabilidades na organização de eventos relacionados com o setor, é o diretor executivo da ‘Arab Aviation Summit’. Resumiu-nos assim, os principais objetivos do evento:

“Este ano a Cimeira da Aviação Árabe analisará as principais tendências que irão moldar o futuro das viagens. As edições recentes concentraram-se em temas como a cooperação entre o sector público e privado e a recuperação pandémica. Quando se compreende como as viagens têm impacto no ambiente, torna-se mais fácil integrar a sustentabilidade em todos os aspetos das operações diárias. Os peritos da indústria conduzirão, portanto, discussões sobre a implementação de vias de descarbonização, o papel das tecnologias disruptivas na viagem da sustentabilidade, e delinearão estratégias e soluções pioneiras para criar modelos empresariais sustentáveis e impulsionar o crescimento contínuo do sector”.

Na cimeira de três dias, os participantes encontrarão também abundantes oportunidades para a partilha de conhecimento e o estabelecimento de redes com as empresas locais, regionais e globais, líderes em inovação, influenciadores de viagens, imprensa, e outros intervenientes-chave da indústria. Haverá também uma série de workshops e eventos de networking de parceiros, incluindo uma arena de desenvolvimento empresarial com desenvolvimento de rotas.

“Com o foco na sustentabilidade e na redução de emissões em toda a indústria da aviação, a cimeira juntou-se à CHOOOSE, uma empresa de tecnologia climática, para nos ajudar a calcular e compensar as nossas emissões de carbono na nossa 10ª edição”, revela o diretor-executivo da Cimeira da Aviação Árabe que é o primeiro evento mundial de aviação e turismo a calcular as emissões de carbono.

Os participantes podem também compensar as suas próprias emissões de carbono optando pelo combustível de aviação sustentável (SAF) ou por esquemas de compensação de carbono de fontes certificadas e verificadas monitorizadas pela CHOOOSE.

Este ano, a Cimeira explorará o crescimento sustentável da aviação internacional, com discussões centradas em todo o espectro, desde a tecnologia aeronáutica e melhorias operacionais a combustíveis de aviação sustentáveis, medidas baseadas no mercado, entre outros.

“Analisaremos onde a indústria está agora na jornada da sustentabilidade, o caminho para o zero líquido, como alcançar e maximizar a rentabilidade através da lente da sustentabilidade, e ofereceremos ideias sobre como as parcerias podem aumentar a eficiência, formas de alavancar tecnologias para cumprir os nossos objetivos climáticos, e o que o futuro reserva para a aviação, viagens e turismo”, explica Frederico Fernandes.

Fepresentações oficias e executivos de empresas como a Air Arabia, IATA, Airbus, Embraer, Rolls-Royce, Volaris, Istambul Airport, General Electric e ZeroAvia, estarão presentes durante esta semana em Ras Al Khaimah.

 

O NEWSAVIA, portal de notícias de aviação em língua portuguesa, fundado em Portugal em 2014, é media partner da Cimeira Árabe da Aviação (Arab Aviation Summit). O portal é hoje uma referência no noticiário nos países de língua oficial portuguesa, com destaque para Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique, entre outros que integram a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), e com crescimento assinalável de leitores, nos últimos anos, também, em comunidades de emigrantes dos países da CPLP no estrangeiro e em países latino-americanos.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...