Bem-vindo, !|Sair

Companhias aéreas brasileiras ultrapassaram barreira dos sete milhões de passageiros em Janeiro

As principais companhias aéreas comerciais do Brasil, que integram a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), transportaram no passado mês de Janeiro sete milhões de passageiros em voos domésticos, anunciou hoje a entidade. O número constitui um novo recorde, assim como o ‘load factor’ medido pela média de lugares ocupados nos voos, subiu 1,2 por cento atingindo os 80,6% de ocupação.

“Dentro da sazonalidade do mercado doméstico no Brasil, Janeiro é tradicionalmente um mês forte. Mas, num cenário económico adverso que já dura há quase três anos, o desempenho obtido pelas empresas nesse início de 2014 é notável”, destaca Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR. “Desde o início de 2013 até o final de Janeiro desse ano, o dólar, que referencia 60% dos custos das companhias, acumulou uma alta de quase 18%. Tem impacto directo sobre itens como o já altamente tributado combustível para voos domésticos, os contratos de arrendamento de aeronaves e as apólices de seguro”, informa.

“Os resultados reafirmam o talento das empresas em lidar com as apertadas margens de lucro da aviação, usar as ferramentas ao seu alcance, como a disciplina de oferta, evitando grandes variações de preços aos consumidores e preservando a capacidade de crescimento do sector”, conclui o presidente da ABEAR.

Em termos de participação no mercado doméstico em Janeiro, a TAM figura como líder, com uma fatia de 38,37% do total. É seguida pela GOL, com 37,49%, pela AZUL (agora com as operações e dados da TRIP plenamente incorporados), com 16,81%, e pela AVIANCA, com 7,34%.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica