Companhias do Grupo SATA lideram tráfego de passageiros no arquipélago dos Açores

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As duas companhias aéreas do Grupo SATA foram responsáveis por 78% dos movimentos registados no Aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, a principal porta de entrada no arquipélago dos Açores, entre os meses de abril a junho deste ano, de acordo com o último Boletim Estatístico Trimestral emitido pela ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil, em Portugal.

Este valor representa um aumento de cinco pontos percentuais (p.p.) face ao período homólogo de 2022.

De acordo com a mesma fonte, as companhias aéreas do Grupo SATA – SATA Air Açores e Azores Airlines – foram igualmente responsáveis por 65% do tráfego de passageiros registados naquele aeroporto.

A SATA Air Açores lidera a tabela das companhias aéreas que mais movimentos registaram nos meses em análise, com 52% do total dos movimentos registados, versus 49% registado no mesmo período de 2022. Já a Azores Airlines, companhia aérea que assegura as ligações entre o arquipélago dos Açores e o exterior, foi responsável por 26% dos movimentos, bastante acima dos 9% registados pela terceira operadora com mais movimentos registados naquele aeroporto.

 

No que toca a passageiros transportados, a companhia aérea Azores Airlines lidera a tabela com o transporte de 39% do tráfego e a SATA Air Açores fica em segundo lugar na tabela com 26% do tráfego registado, valores superiores aos registados no mesmo período pré-pandemia, de 35% e 24% respetivamente.

As companhias aéreas do Grupo SATA foram, assim, as principais responsáveis pela maior variação homóloga registada no número de passageiros transportados no segundo trimestre de 2023, no Aeroporto de Ponta Delgada (+22,87% face ao 2º trimestre de 2022), quando comparado com o ‘TOP 5’ dos aeroportos nacionais.

Um comunicado distribuído nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, assinala que as companhias aéreas do Grupo SATA voltaram a superar-se ao atingirem a simbólica marca de um milhão de passageiros transportados em 2023, cerca de dois meses mais cedo do que o registado no ano anterior. A evolução representou um crescimento de 34% no número de passageiros transportados, face ao período homólogo.

Durante a época de verão IATA 2023 (compreendida entre 28 de março e 28 de outubro) a companhia aérea SATA Air Açores tem previsto operar cerca de 13 300 voos (+5% quando comparado com o mesmo período de 2022) e a Azores Airlines tem previsto operar cerca de 6 300 voos (+12% quando comparado com o mesmo período de 2022).

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...