Voos Espanha-Portugal estão com mais 21,8% de passageiros que na pré-pandemia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Mais de 3,8 milhões de passageiros voaram entre Espanha e Portugal até julho deste ano, de acordo com dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pelo portal de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’, dos quais se conclui um aumento em 21,8% em relação ao período homólogo de 2019, pré-pandemia.

Esses dados mostram que a companhia portuguesa TAP se mantém líder de mercado em número de passageiros, mas é a única ainda abaixo do que tinha em 2019, com uma quebra em 8,9% ou cerca de cem mil.

Esses dados indicam que a TAP é a única a companhia a somar mais de um milhão de passageiros em voos entre Portugal e Espanha nos sete meses de janeiro a julho.

Segue-se a Ryanair, que é a maior companhia em número de passageiros nos aeroportos espanhóis, com 782,2 mil, seguida por duas companhias do IAG, a low cost Vueling, com cerca de 570 mil, e a tradicional ‘companhia de bandeira’ espanhola Iberia, com cerca de 520 mil, com a próxima aquisição do grupo, a Air Europa, a fechar o ‘Top 5’, com cerca de 436 mil.

Estes dados permitem calcular que apesar do crescimento do mercado a TAP ainda tem um decréscimo em 8,9% em relação a 2019, mas as restantes maiores registam crescimentos, destacando-se a Ryanair com aumento em 68,8% ou cerca de 318 mil.

Para a Vueling, os dados a que o ‘PressTUR’ teve acesso apontam para um aumento em 17% ou cerca de 83 mil, para Iberia o aumento é o mais fraco do ‘Top 5’, em 3,4% ou cerca de 17 mil, e a Air Europa tem um dos maiores aumentos, em 36% ou cerca de 115 mil.

A EasyJet Europe, sexta maior companhia em passageiros entre os dois países ibéricos e que beneficiou de ficar com slots que a TAP teve que ceder no Aeroporto de Lisboa, tem o segundo maior aumento em valor absoluto nos primeiros sete meses, com mais cerca de 210 mil passageiros (+143%), e soma 357 mil.

Depois da EasyJet seguem-se a Air Nostrum, franchisada da Iberia, com cerca de 59 mil passageiros, a Binter, especializada em ligações entre os arquipélagos portugueses e espanhóis, com cerca de 24 mil, e a Volotea, com cerca de 25 mil.

Os dados apontam para um aumento de passageiros na Air Nostrum em cerca de 428%, uma quebra em 2,6% na Binter e um aumento em cerca de 250% na Volotea.

Estes dados apontam a TAP como a transportadora de 26,7% dos passageiros que voaram entre Espanha e Portugal nos sete meses de janeiro a julho deste ano, seguida pela Ryanair, com 20,3%, Vueling, com 14,8%, Iberia, com 13,5%, e Air Europa, com 11,3%.

Mais nenhuma companhia tem mais de 10% dos passageiros do período, e a única que fica próxima é a EasyJet Europe, com 9,3%, já que a Air Nostrum regista 1,5% e a Binter apenas 0,6%.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...