Bem-vindo, !|Sair

Consórcio holandês lidera construção do Novo Aeroporto Internacional do México

Um consórcio liderado pelo grupo holandês ‘Netherlands Airport Consultants’ e que integra mais duas empresas mexicanas (Sacmag e Talco Construtora) foi declarado vencedor do concurso de adjudicação das obras do Novo Aeroporto Internacional da Cidade do México (NAICM), anunciou hoje o governo mexicano.

Numa nota distribuída esta manhã na Cidade do México o Ministério das Obras Públicas e Infraestruturas anunciou que o consórcio ganhou por ter a melhor das quatro propostas candidatas, tendo a obra sido adjudicada pelo preço de 252 mil milhões de pesos mexicanos (cerca de 17,2 mil milhões de dólares norte-americanos ou 14 mil milhões de euros).

Nesta adjudicação estão contempladas a construção das pistas e plataformas de estacionamento, caminhos de circulação e ajudas à navegação aérea, informou o gabinete do NAICM, segundo refere a edição online do jornal mexicano ‘El Universal’.

O grupo ‘Netherlands Airport Consultants’ tem acompanhado desde início este projeto, considerado futurista pela sua arquitetura arrojada, e que foi assinado pelo arquiteto Norman Foster, autor também do projeto do Aeroporto Internacional de Pequim. O grupo holandês, ao longo da sua existência já participou em cerca de 500 obras de aeroportos em todo o mundo.

Segundo o governo mexicano, as obras começarão logo que estejam assinados os respetivos contratos e ultrapassados os prazos de reclamação previstos no concurso.

 

  • Para saber mais sobre o NAICM, que será no futuro, um dos três maiores do mundo, veja a nossa notícia sobre a apresentação deste projeto, em Setembro passado. LINK

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica