‘Emma’ e frio siberiano provocam caos nos aeroportos europeus – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O temporal que neste fim-de-semana afeta diversos países europeus, provocado pelo encontro da depressão ‘Emma’, proveniente de sul, com uma frente fria siberiana, originária de leste, está a provocar o caos nos aeroportos, estimando-se em muitos milhares os voos não realizados e em muitas centenas de milhar o número de passageiros impedidos de viajar.

Este maior impacto verifica-se na Grã-Bretanha, Irlanda, França, Holanda e norte de Espanha, onde a queda de neve e o gelo que se tem formado nos aeroportos não permitem a operação normal de aeronaves. Na Irlanda, por exemplo, há aeroportos simplesmente encerrados, como é o caso de Dublin, e na Grã-Bretanha, embora os principais aeroportos de Londres estejam operacionais mas com atrasos e cancelamentos, diversos outros, a norte, nomeadamente na Escócia, estarão inoperacionais a maior parte desta sexta-feira e do próximo sábado.

O Eurocontrol, por volta do meio-dia desta sexta-feira, dia 2 de março, anunciou que as estimativas apontam para cerca de 25.000 voos cancelados em todo o espaço da União Europeia.

Nos aeroportos do Centro da Europa, onde não há grande ajuntamento de gelo, existem outros constrangimentos provocados pela chuva torrencial e pelo vento forte.

Nas ilhas do Oceano Atlântico as operações foram retomadas na ilha da Madeira, onde o início da semana foi muito crítico, e nas ilhas das Canárias, também com menos ventos, mas ainda com algumas limitações, nomeadamente nas ilhas de Lanzarote, La Palma e Hierro (esta ilha esteve três dias sem aviões), devido à fraca visibilidade.

As companhias norte-americanas (EUA e Canadá) que voam para a Europa cancelaram diversos voos para as cidades mais atingidas pelos temporais, o mesmo acontecendo com as companhias asiáticas. Entre as empresas aéreas mais penalizadas estão as de baixo custo, com aviões ‘presos’ em diversos aeroportos.

As previsões meteorológicas apontam para uma melhoria do tempo para o domingo, dia 4 de março. A manter-se a situação o sábado será também um dia de espera nos aeroportos europeus.

 

  • Publicamos em seguida um vídeo disponibilizado no canal YouTube, pelo Aeroporto de Genebra, na Suíça, em que se pode observar o intenso trabalho de limpeza da pista de aterragem e dos caminhos de circulação da estrutura aeroportuária, durante a quinta-feira, dia 1 de março, e em que estiveram empenhados diversos meios e 150 funcionários.
  • A imagem de abertura deste texto mostra um avião da TAP Air Portugal a ser descongelado e foi retirado do filme que a seguir publicamos, da autoria do Aeroporto de Genebra.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...