EUA ameaçam Europa com novas taxas devido aos subsídios à Airbus

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Administração Federal dos Estados Unidos da América elaborou uma lista dos itens que podem vir a ser taxados como forma de retaliação aos subsídios que a União Europeia concede à construtora aeronáutica Airbus, o que, na ótica de Donald Trump, prejudica indevidamente a rival americana Boeing.

A Casa Branca admite que o presidente Trump avançou a possibilidade de impor tarifas sobre 11 mil milhões de euros de bens importados da Europa, como forma de contestar esses subsídios atribuídos à Airbus . A administração de Trump, que cita conclusões da Organização Mundial do Comércio (OMC), considera que os subsídios concedidos à construtora europeia têm penalizado a Boeing “repetidamente”, causando “efeitos adversos nos Estados Unidos”.

A lista dos itens que podem vir a ser sujeitos a tarifas já foi publicada, e inclui helicópteros de passageiros, vários queijos e vinhos, fatos de neve e algumas motas.

Robert Lighthizer, que lidera o Departamento de Comércio na Administração Federal, disse esta semana que os Estados Unidos haviam perdido a paciência com aquele que é um dos casos mais antigos que está pendente na OMC, referindo-se à queixa relativamente aos subsídios concedidos à Airbus, que existe desde há 14 anos.

A ameaça de novas taxas surge numa altura em que se aproximava o momento de negociar as tarifas industriais com a Europa, colocando pressão sobre futuras conversações. Paralelamente, os Estados Unidos continuam a discutir o futuro comercial com a China, depois da imposição recíproca de tarifas que resultou no abrandamento económico para ambos os países.

Por outro lado, existem os conhecidos problemas com a nova certificação dos Boeing 737 MAX, afetados por dois desastres fatais, que estão a afastar algumas companhias aéreas mundiais dos novos aviões norte-americanos, o que, naturalmente, poderá potenciar as vendas do concorrente Airbus no segmento de médio curso.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...