Bem-vindo, !|Sair

Piloto fez excelente pouso (de barriga…) com réplica do ‘Spitfire’ – com vídeo

Um piloto-aviador, cuja identidade é ainda desconhecida, que seguia aos comandos de uma réplica de um ‘Spitfire’, foi protagonista de um pouso de emergência num terreno relvado, sem trem de aterragem, saindo ileso e por seus pés do aparelho. Não obstante os ventos fortes que se faziam sentir nesse momento, a aproximação e a descida foram perfeitas, tendo a aeronave pousado sem problemas de maior gravidade. À primeira vista deverão ser substituídas as pás da hélice do monomotor…

O jornal britânico ‘The Telegraph’ que publica um vídeo e diversas fotografias do incidente com final feliz, refere que o caso passou-se no sábado, dia 18 de Julho, junto do aeródromo de Sibson, em Peterborough, no centro da Inglaterra.

Cerca das 11h45 os bombeiros do aeródromo receberam indicações dos serviços de Emergência Civil para se deslocarem para um terreno com relva, que tinha sido escolhido pelo piloto em apuros quando verificou que o trem do seu avião não conseguia sair. Decidiu queimar combustível, como mandam os manuais, para um pouso menos arriscado, enquanto em terra preparavam o terreno.

Depois tudo correu bem, já com várias pessoas a assistir e a fotografar o evento. No vídeo disponibilizado é bem visível a rapidez com que tudo decorre e a forma prática e racional com que o piloto enfrentou a situação. No local estiveram duas viaturas pronto-socorro pesadas dos bombeiros do aeródromo vizinho, duas brigadas motorizadas da polícia e uma ambulância com kit de intervenção rápida e pessoal médico.

Nada foi necessário, felizmente. O avião recolheu a um hangar do Aeródromo de Sibson. Segundo o ‘The Telegraph’ e outros sites que consultámos, ainda não foi identificado o piloto-aviador que fez um excelente trabalho e que merece o destaque e o aplauso da comunidade aeronáutica.

O ‘Supermarine Spitfire’ é uma aeronave de fabrico britânico, tendo sido o único caça-bombardeiro que integrou as Forças Aliadas na II Grande Guerra Mundial. Avião lendário foi um dos grandes responsáveis pela derrota de toda a máquina de guerra nazi. Voou pela primeira vez em 1936.

O aparelho ontem acidentado em Peterborough é considerado pela imprensa britânica uma réplica a 80% do famoso ´Spitfire’.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica