Primeiro ‘Koala’ para a Força Aérea Portuguesa fez voo de teste

O primeiro helicóptero AW119MKII ‘Koala’ destinado a renovar a frota da Força Aérea Portuguesa (FAP) já realizou o seu primeiro voo em Sevilha, Espanha, onde está a ser montado.

A imagem, da autoria de Juan Carlos Pando foi divulgada na manhã desta terça-feira, dia 12 de fevereiro, na edição online da revista espanhola ‘Avion Revue Internacional’.

A FAP adquiriu cinco helicópteros deste modelo, com opção para mais cinco unidades. As entregas terão lugar a partir do início do próximo ano, a partir das instalações da Leonardo, em Filadélfia, nos Estados Unidos da América, segundo refere a revista espanhola.

O contrato do Ministério da Defesa Nacional de Portugal com a fábrica europeia Leonardo está valorizado em cerca de 20 milhões de euros.

O AW119MKII é um helicóptero monomotor, desenvolvido a partir do helicóptero bimotor AW109, do qual herdou as dimensões exteriores e interiores assim como a redundância dos sistemas hidráulico, elétrico e do combustível. É um aparelho extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Está equipado com um trem de aterragem do tipo “patins”, com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.

Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1.400 quilogramas em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica