TAP criticada pela falta de resposta aos passageiros afetados por atrasos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP Air Portugal, devido aos atrasos verificados neste Verão, está classificada entre as quatro piores companhias aéreas europeias quando chega o momento de compensar os seus viajantes, seja com voos atrasados, cancelados e/ou remarcados.

Os atrasos são provocados por diversas razões já enunciadas pela empresa aérea, nomeadamente a falta de tripulantes e de aviões face a uma grande procura e ao lançamento de novas rotas que tiveram mais procura do que era aguardado, e, também, ao grande movimento que hoje se regista no Aeroporto Internacional de Lisboa, que não permite a melhor assistência aos passageiros e causa atrasos desesperantes em toda a rede.

Assim, as operações da TAP Air Portugal, da Vueling Airlines, da Iberia e da Swiss International Air Lines durante o passado Verão acabam de ser analisadas pela ‘Skycop’, uma empresa internacional que luta pelos direitos dos passageiros face às empresas de transporte aéreo.

A lei determina que as companhias aéreas devem manter um canal aberto de comunicação para que os seus passageiros possam reclamar em caso de voos interrompidos. No entanto, as companhias aéreas não sentem a necessidade de tornar esses canais acessíveis ou até mesmo tratar os seus clientes como pessoas.

Na Vueling Airlines, companhia espanhola, quando um passageiro tenta apresentar uma reclamação, a resposta é curta e concisa: “Tendo em conta o exposto e cumprindo o regulamento europeu, lamentamos informar que infelizmente não podemos honrar o seu pedido”, afirma a low cost como se existisse uma lei contra a compensação dos passageiros.

Não são só as low cost que apresentam este tipo de problemas, pois entre muitas das coisas que foram estabelecidas pela Norma Europeia 261/2004, consta também a exigência da criação de um canal exclusivo para reivindicações. Devido ao ato de a lei impor algo assim, a reação das companhias aéreas face a este regulamento, transcreve a disposição das mesmas a ajudá-lo, ou não. A TAP Air Portugal estabeleceu o canal ‘Talk to Us’, ou em português ‘Fale Connosco’, sem qualquer utilidade, pois na verdade não funciona. A ‘Skycop’ testou o contacto por via deste canal e rapidamente concluiu que muitos passageiros não conseguem estabelecer esse contacto por esta via.

A Ibéria também não é das companhias mais fáceis para se obter resposta às compensações em caso de problema com os voos. No entanto as justificações dadas aos passageiros são bastante mais neutras. “Agradecemos a sua compreensão e reiteramos as nossas desculpas por não termos suprido as suas expectativas. Esperamos que os seus próximos voos sejam bastante mais satisfatórios. Obrigado por continuar a confiar na Ibéria”

São algumas as piadas sobre a precisão suíça, mas nesta companhia aérea a única coisa precisa é a falta de vontade em pagar indemnizações. Mas, pelo menos, têm a segurança nos seus corações: “A segurança tem a maior prioridade na Swiss. No entanto, é um facto inevitável que falhas de segurança possam ocorrer a curto prazo, sem que as mesmas possam ser evitadas”.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...