Tripulantes de cabina da EasyJet baseados em Portugal rejeitam nova proposta

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os tripulantes de cabina da EasyJet que trabalham baseados em aeroportos portugueses rejeitaram nesta terça-feira, dia 23 de agosto, uma nova proposta da transportadora aérea europeia de baixo custo, depois de se reunirem em assembleia-geral de emergência, segundo o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

Numa nota enviada aos associados, a que a agência de notícias ‘Lusa’ teve acesso, a estrutura sindical adiantou que se realizou “a assembleia geral de emergência, com a respetiva votação da proposta apresentada pela empresa, assim como estabelecido na ordem de trabalhos prevista”.

A assembleia contou com uma “participação massiva”, disse a estrutura, adiantando que, na votação, dos 441 associados que trabalham na EasyJet, votaram 415.

Segundo o SNPVAC, houve 351 votos contra, 43 a favor e 21 abstenções.

“Este resultado não deixa margens para dúvidas, 85% dos associados consideram esta proposta insuficiente”, garante o sindicato.

“Dado o grande descontentamento demonstrado pelos associados, veremos se a empresa finalmente entende que o sentimento dos tripulantes não é inventado ou instigado pelo SNPVAC”, destaca ainda a nota da estrutura sindical.

“O resultado da votação demonstra que estamos no caminho certo e não desistiremos de lutar pela melhoria das nossas condições de trabalho”, considera finalmente o SNPVAC.

Os tripulantes de cabina da EasyJet já realizaram três greves nos últimos meses em protesto contra o que defendem ser uma política discriminatória da empresa face a outras bases europeias.

Em julho, o presidente do SNPVAC, que falava aos jornalistas à porta do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, criticou a postura da EasyJet por esta “discriminar” os trabalhadores portugueses.

“Não é justo que um tripulante em Portugal ganhe menos 67% do que um tripulante em França ou na Alemanha. Não é o nível de vida de Portugal comparado com França que justifica esse diferencial. Estamos a falar de uma das bases mais rentáveis, rede essa que teve lucro no primeiro trimestre de 228 milhões. Os lucros têm de acompanhar as condições dos trabalhadores”, disse.

“A realidade é sempre a mesma: uma proposta sempre muito abaixo da realidade do país. A segunda proposta vem com algumas melhorias e a terceira também. Já vamos na terceira greve infelizmente. Isto parece um jogo de paciência. Esperemos que a empresa perceba que as reivindicações são justas”, disse.

Para o presidente do SNPVAC, a situação é “clara e evidente”: “Se a EasyJet afirma que é a segunda marca em Portugal, então as condições de salário têm de acompanhar esse crescimento”, resumiu.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...