Tripulantes de cabina dos voos domésticos em Cabo Verde anunciam greve de dois dias

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os tripulantes de cabina da TICV, companhia que opera os voos domésticos entre as ilhas de Cabo Verde e que é detida pela BestFly, empresa aérea de capitais angolanos, iniciam nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, dois dias de greve, reivindicando um seguro de inibição de voo e em protesto contra casos de “assédio moral”.

“Dessas reivindicações, destacamos o seguro de inibição de voo”, referiu a secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde, Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, numa conferência de imprensa, que decorreu na cidade da Praia (ilha de Santiago), após as negociações que terminaram sem acordo.

A dirigente considerou que o seguro em causa é uma atribuição comum, exemplificando: “havendo um acidente a bordo que os impeça de trabalhar, [os tripulantes de cabina] devem ter um seguro de inibição de voo, mas a empresa está relutante em dá-lo”, devido aos custos, referiu a sindicalista.

Joaquina Almeida acusou ainda a operadora de praticar “abusos e violações dos direitos laborais”, nomeadamente, a “notificação de trabalhadores para comparecerem no gabinete, para serem assediados moralmente e ameaçados de despedimento, violação do direito à folga semanal” e “marcação arbitrária de faltas injustificadas, sem direito a justificação”.

Entre as queixas está igualmente “o não-pagamento do serviço de instrutor”, bem como “do serviço prestado nos dias feriados e folgas semanais, desde o início da operação em Cabo Verde, entre outras violações”, disse aos jornalistas.

“Infelizmente, os trabalhadores não tiveram opção, a decisão já foi tomada e partirão para dois dias de greve”, afirmou, reafirmando o pré-aviso de greve que abrange 15 trabalhadores.

Segundo Joaquina Almeida, o Governo [da República de Cabo Verde], como acionista da Bestfly, deve intervir, para travar práticas reiteradas de “violação laboral”.

“Caso não sejam resolvidas as questões, a luta continua”, concluiu.

A agência portuguesa de notícias ‘Lusa’, que divulgou a notícia, tentou obter uma reação da Bestfly, que remeteu comentários para mais tarde.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...