UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma verba de 600 milhões de euros para a aquisição de 12 novos aviões de combate a incêndios que serão repartidos em 2027 por seis Estados-membros, incluindo Portugal. 

Segundo um comunicado do executivo europeu, distribuído nesta segunda-feira, dia 25 de março, em Bruxelas, as 12 aeronaves irão aumentar a capacidade de combate aéreo a incêndios do instrumento ‘rescEU’.

Os 12 novos aviões, que ficarão em seis Estados-membros da UE – Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia e Grécia – e serão utilizados no combate a fogos na UE, particularmente durante os meses de Verão, mais propensos a fogos florestais de grande escala.

As aeronaves só serão entregues a partir de 2027, prevendo-se que a atual frota de transição do ‘rescEU’ se mantenha operacional até lá. O programa ‘rescUE’ permite que a UE reaja rapidamente perante uma emergência transnacional grave.

Em Lisboa o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, congratulou-se com o anúncio feito pelo Comissário Europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarčič, de um reforço da frota europeia de aviões de combate a incêndios rurais no contexto do programa ‘rescEU’.

Em comunicado, divulgado pelo departamento governamental português nesta segunda-feira, o ministro José Luís Carneiro afirma que “as alterações climáticas colocam desafios que nenhum país pode vencer por si próprio”. “Verificam-se cada vez mais fenómenos climatéricos extremos e uma tendência para a existência de mais dias com temperaturas muito elevadas, o que aumenta a probabilidade de situações de risco muito elevado de incêndio”, destaca o governante. 

A preparação para este quadro, refere a nota, tem de ser feita através da prevenção, de mais preparação dos recursos humanos e da partilha de conhecimento, mas também do reforço de meios de combate aos incêndios rurais.

“Nesse sentido, congratulamo-nos por este investimento muito importante realizado pela Comissão Europeia. Os novos meios aéreos estarão alocados a países do sul da Europa onde o risco de incêndios rurais é mais elevado, mas poderão ser mobilizados para qualquer um dos Estados Membros”, finaliza. 

Recorde-se que Portugal defendeu em 2022, no contexto do Conselho Europeu, o reforço de meios aéreos para combate a incêndios rurais e a antecipação da disponibilização destes meios face ao calendário inicialmente previsto.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...