União Europeia fecha espaço aéreo e aeroportos a aviões da Bielorrússia

Os Estados-membros da União Europeia adotaram nesta sexta-feira, dia 4 de junho, a decisão de fechar o espaço aéreo e aeroportos a aeronaves da Bielorrússia, na sequência do desvio forçado de um voo comercial para a detenção do ativista Roman Protasevich. A Belavia, companhia comercial de bandeira do país, com diversas rotas de passageiros para aeroportos europeus, será a maior prejudicada pela decisão anunciada em Bruxelas.

Os embaixadores dos 27 reunidos em Bruxelas legalizaram juridicamente as conclusões adotadas pelos chefes de Estado e de Governo no Conselho Europeu de 24 de maio passado, quando estes decidiram sancionar o regime do Presidente Alexandre Lukachenko pelo incidente ocorrido precisamente na véspera, 23 de maio (LINK notícia relacionada).

Esta é, para já, a resposta imediata da UE ao desvio forçado de um voo da Ryanair para Minsk, a meio de uma viagem entre Atenas e Vílnius, que culminou com a detenção do jornalista e ativista bielorrusso Roman Protasevich e da sua companheira, Sofia Sapega.

“O Conselho decidiu hoje reforçar as medidas restritivas existentes tendo em conta a situação na Bielorrússia, introduzindo uma proibição de sobrevoo do espaço aéreo da UE e de acesso aos aeroportos da UE por transportadoras bielorrussas de todos os tipos”, lê-se no comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira, pelo Conselho da UE, sob presidência portuguesa até final do corrente mês.

O comunicado sublinha que “os Estados-membros da UE terão, por conseguinte, de negar autorização para aterrar, descolar ou sobrevoar os seus territórios para qualquer aeronave operada por transportadoras aéreas bielorrussas”, incluindo a transportadora nacional Belavia, uma decisão que deverá entrar em vigor às 00h00 de sábado, dia 5 de junho.

1 Comments

  1. Avatar

    e agora uma pergunta difícil…ou não
    muito se disse que o voo era entre duas capitais da UE e da NATO
    mas parece dizer-se menos que o avião era registado na Polonia…pais também da NATO, não na Irlanda
    não houve aqui um acto hostil contra território da NATO?
    avancem os experts da aerodireitologia…

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica