Bem-vindo, !|Sair

Construção do Aeroporto de Xai-Xai terá início ainda neste ano


A construção do Aeroporto de Xai-Xai, a 200 quilómetros do Maputo, capital da República de Moçambique, deverá arrancar até Outubro próximo, anunciou o ministro dos Transportes e Comunicação, Carlos Mesquita.

A infraestrutura vai ser construída em Xai-Xai, capital da província de Gaza, com um financiamento chinês avaliado em 60 milhões de dólares (52 milhões de euros), anunciado em junho no âmbito de um pacote global para vários setores.

A obra vai avançar depois de serem lançados dois concursos públicos na China e Moçambique, referiu Mesquita aos jornalistas no final de uma reunião ministerial realizada em Maputo na quarta-feira, dia 22 de agosto.

O governante explicou que os concursos visam identificar uma empresa na China capaz de construir a pista de aterragem e equipamentos relacionados, enquanto em Moçambique será escolhido o empreiteiro responsável pelos acessos e serviços de apoio às atividades portuárias.

O novo aeroporto vai contribuir para o desenvolvimento do sector do turismo a nível da região sul, onde deverão fixar-se outros empreendimentos e iniciativas de âmbito industrial, tendo em conta as potencialidades que a província detém nas áreas de mineração, agricultura e agro-processamento, entre outras.

Xai-Xai é neste momento a única capital provincial de Moçambique sem aeroporto comercial.




Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica